Psicologia das Cores No Marketing e Nas Vendas [Infográfico Completo]
13 de junho de 2016 Willys Artigos
Uma das coisas ferramentas que nós profissionais já conhecemos (mesmo assim sempre estamos com alguma dúvida rs, vivemos estudando, aprendendo e reaprendendo) que hoje está sendo bem divulgada na internet é sobre a Psicologia das Cores. Para quem sempre trabalhou com criação isso não é nenhuma novidade, alias, quase tudo o que hoje é publicado na internet (já se aprendia nas faculdades, em livros, no dia a dia no trabalho, com colegas de trabalho que eram profissionais mais experientes). As cores sempre estiveram ao nosso redor nos influenciando de alguma forma em nossas percepções psicológicas nos causando certos tipos de reações positivas ou mesmo negativas. Tudo isso naturalmente sem percebermos. Pesquisei para trazer até vocês um conteúdo mais completo. Vamos ler então?

Fonte: http://maispersuasao.com.br/psicologia-das-cores

 

by Edson Oliveira | Persuasão e Gatilhos Mentais

 

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A Psicologia das Cores possui papel chave para entendermos o significado das cores e como podemos usar uma determinada cor para alavancar as vendas, seja em um e-commerce, seja em um comércio físico.

A psicologia das cores influencia diretamente nas decisões das pessoas, algumas pesquisas indicam que entender a psicologia das cores é tão importante que:

93% dos consumidores avaliam os aspectos visuais do produto;
80% das pessoas dizem que simpatizam com uma determinada marca e lembram dela somente quando a mesma possui as cores da sua preferência;
42% dos consumidores online baseiam sua decisão de compra de acordo com o designer e as cores de um site;
60% das pessoas estão dispostas a comprar um produto se a palavra “Garantido” estiver associado ao mesmo.
E como a Psicologia das Cores e o Significado das Cores são de fundamental importância para o sucesso ou fracasso de um negócio, o Mais Persuasão fez um infográfico completo com tudo o que você precisa saber sobre a Psicologia das Cores e o Significado das Cores.

[Infográfico] A Psicologia das Cores e Significado das Cores

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Psicologia das Cores e o Neuromarketing
Já sabemos que cada cor influencia diretamente a mente do consumidor, para frisar bem essa parte quero compartilhar com você, de forma mais detalhada, o impacto, a psicologia das cores e seus significados na mente humana.

Com o surgimento do neuromarketing, foi possível unir o conhecimento científico com o marketing. Essa união é considerada uma chave para o entendimento da lógica de consumo, que visa entender os desejos, impulsos e motivações das pessoas através do estudo das reações neurológicas a determinados estímulos externos.

Para ajudar a descobrir como as cores podem influenciar os clientes, uma experiência da universidade americana Baylor College of Medicine mostrou como o cérebro interpreta as tonalidades.

Os resultados foram obtidos a partir da neurociência, ramo de pesquisa que usa aparelhos para mapear as áreas do cérebro que regem o comportamento humano. Então, conheça a representação das cores e se prepare para usar o neuromarketing.
Psicologia das cores e significado das cores
Cor Azul
Parte do cérebro: Córtex Pré-Frontal
Efeito: Em tom escuro relaciona-se ao poder. Em tom mais claro, provoca sensação de frescor e higiene. Está ligado a produtividade e sucesso.

Cor Laranja
Parte do cérebro: Sistema de recompensa – responde pelo prazer e necessidade de repetição da experiência prazerosa.
Efeito: Mudança, expansão e dinamismo.

Cor Amarela
Parte do cérebro: Sistema de Recompensa.
Efeito: Passa a mensagem de transparência nas negociações ou no objetivo do lucro. Combinada com outras cores significa credibilidade.

Cor Rosa
Parte do cérebro: Área Tegmentar Ventral – controla a sensação de recompensa pela saciedade de fome, sede e sexo.
Efeito: Um tom claro dá a ideia de inocência. O tradicional, feminilidade e rompimento de preconceitos. O pink, o desejo de iniciar ações individuais.

Cor Cinza
Parte do cérebro: Putâmen – regula a distribuição de dopamina, um neurotransmissor relacionado à sensação de prazer. Ínsula – coordena as emoções.
Efeito: É a expressão de neutralidade. Pode significar indecisão ou ausência de energia.

Cor Verde
Parte do cérebro: Córtex Pré-Frontal – ligado às decisões, pensamento abstrato e criativo, respostas afetivas e capacidades para conexões emocional e julgamento social.
Efeito: Remete à natureza. Transmite frescor, harmonia e equilíbrio. Reforça a ideia de ponderações e coerência.

Cor Marrom
Parte do cérebro: Sistema Límbico – estrutura interna que responde pelas emoções.
Efeito: É uma cor pesada. Sugere conservadorismo.

Cor Branca
Parte do cérebro: Córtex Cerebral Esquerdo – responsável pelo pensamento lógico e pela competência comunicativa.
Efeito: Sugere pureza. Cria impressão de luminosidade. Transmite ideia de frescor e calma. Combinado com outras cores proporciona harmonia.

Cor Roxa
Parte do cérebro: Pólo Frontal – ligado ao planejamento de ações e de movimento e ao pensamento abstrato.
Efeito: Pode remeter a mistério. Também se relaciona a calma e sensatez.

Cor Vermelha
Parte do cérebro: Amígdala e Núcleo Accumbens – estrutura ligada ao prazer.
Efeito: Emoção, dinamismo, sexualidade, virilidade e masculinidade. Em relação ao consumo pode estimular, no caso de alimentos, ou evitá-los (objetos e lazer).

Cor Preta
Parte do cérebro: Amígdala – regula comportamento sexual, agressividade, medo e memória emocional.
Efeito: Sugere mistério, curiosidade ou superioridade, além de nobreza e distinção.

O significado e a psicologia das cores aplicados na publicidade

Significado da Cor Vermelha
Esta é a cor própria, e uma das mais comuns, dos anúncios publicitários, transmite energia e vigor. Aumenta a atenção, a pressão sanguínea, é estimulante e motivadora. Indicado para uso em anúncios de artigos que indicam calor e energia, artigos técnicos e de ginástica.

Significado da Cor Laranja
Indicado para as mesmas aplicações do vermelho, com resultados um pouco mais moderados. É de caráter estimulante e relaciona-se com mais com produtos comestíveis.

Significado da Cor Amarela
É a cor mais intelectual, representa calor, já q